Se dúvidas havia, o tempo vai-se encarregando de as dissipar: a Festa da Castanha e da Jeropiga está bem de saúde e recomenda-se.
A prová-lo, nesta 6ª edição, os 25 concorrentes ao prémio de Melhor Jeropiga – o que, em ano “negro”, não deixa de ser significativo da dinâmica que esta iniciativa já ajudou a imprimir. Depois, claro, a boa qualidade de praticamente todas as jeropigas inscritas a concurso, uma qualidade que se tem visto melhorar de ano para ano e que não deixou de causar (boas) dores de cabeça ao grupo de enólogos da Sociedade Agrícola de Perescuma - Alentejo e da Adega Cooperativa da Covilhã, que teve a seu cargo a eleição dos melhores néctares.
A animação musical da edição deste ano começou com um concerto do grupo luso-galego De Outra Margem, no dia 11, na Casa da Cultura – uma iniciativa patrocinada pela Junta de Freguesia de Famalicão.
No dia 12, logo pela manhã, enquanto a “prata da casa” animava a recolha das jeropigas pelas adegas, o grupo Tok’avakalhar, percorria também as ruas com os seus sons e ritmos animados.
Depois do almoço, começaram a ecoar os sons das concertinas, à medida que se concentravam os grupos de que aderiram ao 1º Encontro de Concertinas de Famalicão, organizado para esta ocasião: Amigos da Borga (Lamosa), Amigos da Farra (Aguiar da Beira), Estrelinhas da Beira (Penalva do Castelo), Lobos Uivam (Caria, Moimenta da beira), Pox’O Fole (Sequeira, Guarda), Concertinas do Safurdão (Pinhel), Terra da Castanha (Sernancelhe) e, claro, o grupo da casa, os Foligaitos, do Centro Cultural de Famalicão. Após um breve desfile entre a Fonte Lameira e o Largo da Praça, os oito grupos subiram ao palco e animaram o público, enquanto se preparava o tradicional magusto comunitário.
Assadas as castanhas, devidamente regadas com jeropiga para todos os gostos, chegou a hora de anunciar as jeropigas vencedoras desta edição de 2011:
O 1º lugar e o presunto foram para António Manuel Oliveira e o 2º e 3º lugares, respectivamente, para os Srs. Eugénio Anjos e Manuel Oliveira. Para os restantes, a tradicional lembrança e o nosso sincero agradecimento: se o valor dos nossos prémios acaba por ser simbólico, o verdadeiro prémio foi, sem dúvida, a nossa satisfação pelo empenho e pela disponibilidade de todos os nossos produtores, que continuam a aderir a esta iniciativa, que é também deles, e que ajuda a divulgar a nossa terra e os seus produtos.
O convívio e a a animação continuaram depois com a actuação do grupo de musica popular Pilha Galinhas, que encerrou esta edição da Festa da Castanha e da Jeropiga.
Uma vez mais, o nosso obrigado a todos os que colaboraram e a promessa de que, para o ano que vem, cá estaremos para mais e, se possível, melhor.
Uma vez mais, o nosso obrigado a todos os que colaboraram e a promessa de que, para o ano que vem, cá estaremos para mais e, se possível, melhor.
(Grupo Tok'Avakalhar na recolha da jeropiga)
(Actuação dos grupos de concertinas)
(Magusto)
(Exposição de artesanato local)
Sem comentários:
Enviar um comentário