Passada a agitação do fim de semana, podemos dizer que a segunda edição da "Fanfarronada" (a primeira foi em 1999), organizada pelo Centro Cultural de Famalicão, a propósito do 16º aniversário da fanfarra NemFáNemFum, cumpriu com todas as expectativas que colocámos neste evento: o ambiente esteve fantástico e o público aderiu em número considerável - se considerarmos a quantidade de festejos e eventos que decorriam à mesma hora, em inúmeras localidades aqui bem perto...
Boa disposição, convívio, inspiração e cumplicidade foram os ingredientes principais que deixaram todos os participantes com "saudades" da próxima edição.
A saudade marcou também presença, na evocação de alguns amigos e do seu contributo para o projeto da Fanfarra, como os ex-membros Nuno Oliveira e Luís Filipe Ramalho, os precocemente desaparecidos Carlos Neto e Mário Ruano - sem esquecer um dos principais mentores deste projeto, o amigo Gregg Moore, referência incontornável do fenómeno das bandas de rua de Portugal (e não só...).
O evento assinalou ainda a apresentação de um novo visual da Fanfarra NemFáNemFum - uma criação original da jovel "designer" de moda, Rosa Martins, natural da Guarda. Trata-se de uma indumentária de traços extravagantes, com um toque entre o oriental, o carnavalesco e o "pimba pop star!, como convém a uma fanfarra de tão respeitável idade e estatuto (uma das mais antigas do País, em atividade), que ainda não decidiu se é "Fá" ou "Fum"...
De parabéns estamos todos, sem dúvida, pela iniciativa, pela persistência, pelo carinho fantástico manifestado pelas bandas que se associaram a nós e pela adesão calorosa do público, que nunca se mostrou indiferente.
E se, musicalmente, salta à vista a distância quase galática entre o amadorismo autodidata de uns e o virtuoso estonteante de outros, a verdade é que a fusão não poderia ter sido melhor, nem mais genuína. algo que, sem dúvida, nos anima a continuar e (sem promessas) a pensar em repetir a iniciativa.
(Texto de Honorato Esteves e foto de Eduardo Flor)
Sem comentários:
Enviar um comentário